UFJF 2012

Se houvesse um monte Rushmore no Brasil, o rosto de Luiz Inácio Lula da Silva estaria agora sendo esculpido na rocha. Na pedra verdadeira, foram gravadas as imagens dos quatro maiores líderes da história americana: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. No Brasil, só dois ex- presidentes – Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek – ocupam papéis míticos no imaginário nacional. Agora,  há mais um. E ele, Luiz Inácio, conseguiu entrar no seleto clube unindo o que seus antecessores tinham de melhor: a visão social e o espírito desenvolvimentista.

ATTUCH, Leonardo. Getúlio, JK e Lula. Em oito anos o operário superou os dois grandes mitos nacionais. IstoÉ. Disponível em:. Acesso em: 30 out. 2012.

 

 

São recorrentes na imprensa, atualmente, as comparações entre o chamado “novo desenvolvimento”, apregoado pelos últimos governos como uma mudança, e o projeto que ficou conhecido como nacional-desenvolvimentismo. Sobre esse projeto de desenvolvimento nacional forjado na década de 1950, assinale a alternativa INCORRETA.

Escolha uma das alternativas.