Confira agora suas respostas com o gabarito Enem do Stoodi!

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFJF 2019

O texto abaixo explica a maneira como os indígenas foram tratados ao longo da história do Brasil:

Ao analisar as políticas indigenistas no Brasil, o teólogo e historiador José Oscar Beozzo apontou para uma mudança na função dos aldeamentos no século XIX. Nos séculos XVI e XVII “o índio é o ‘gentio’ que se contrapõe ao cristão. A missão é mais evangelizadora. Já no século XIX o índio é o ‘selvagem’, e a missão católica ganha um conteúdo mais político que religioso, ou seja, pretendia-se a civilização à evangelização”, o que, para o autor, implicou no deslocamento do centro dos conflitos em torno da mão de obra indígena para as suas terras. Entendendo também
que houve uma relação direta entre a questão das terras e a política indigenista no século XIX, especialmente com a promulgação da Lei de Terras de 1850, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha enfatiza que “a questão indígena deixou de ser essencialmente uma questão de mão de obra para se tornar uma questão de terras”.

(Texto adaptado. OLIVEIRA, Tatiana Gonçalves. O aldeamento dos índios de Itambacuri e a política indigenista na província de Minas Gerais (1873-1889). Dissertação de História. Programa de Pós Graduação em História: UFJF, 2016.)


O texto explicita que no século XIX: 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login