UFLA 2000

Especificamente sobre "O Noviço", de Martins Pena, assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S):

 

I. "O escritor fotografa o seu meio com uma espontaneidade de pasmar, e essa espontaneidade, essa facilidade, quase inconsciente e orgânica, é o maior elogio de seu talento.

Se se perdessem todas as leis, escritos, memórias da história brasileira dos primeiros cinquenta anos deste século XIX e nos ficassem somente as comédias de Pena, era possível reconstruir com elas a fisionomia moral de toda essa época."

(Silvio Romero)

 

II. "Nas comédias de Martins Pena não existem a poesia da natureza, o vago, o sonho, as fugas para o ideal, que os próprios cômicos gregos não deixavam de mesclar às suas bufonerias. Não há no autor fluminense a poesia de Aristófanes nem as máximas morais de Menandro; existe, em compensação, o intenso realismo dos observadores modernos."

(Silvio Romero)

 

III. "O título básico de Martins Pena era fazer rir pela insistência na marcação de tipos roceiros e provincianos em contato com a Corte. O tom passa do cômico ao bufo, e a representação pode virar farsa a qualquer momento: o labrego de Minas ou o fazendeirão paulista seriam fonte de riso fácil para o público fluminense, e o nosso autor não perde vaza para explorar-lhes a linguagem, as vestes, as abusões."

(Alfredo Bosi)

Escolha uma das alternativas.