UFLA 2011

Analise as afirmações referentes às cidades de Esparta e de Atenas, na Grécia Antiga, coloque verdadeira (V) ou falsa (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A administração da cidade de Atenas era feita por dois reis que governavam ao mesmo tempo, isto é, uma diarquia, na qual os reis desempenhavam funções de caráter religioso e militar.

( ) Em Esparta, a Gerúsia era um conselho composto de anciãos – os gerontes – que se responsabilizavam pelas decisões mais importantes, além da elaboração das leis.

( ) Com Péricles, a democracia ateniense atingiu o seu ponto de maior destaque ao serem instituídos os princípios da isonomia, isegoria e isocracia, respectivamente, igualdade de todos perante a lei; igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia e igualdade de participação no poder.

( ) Pisístrato tornou-se o primeiro tirano de Esparta, com o apoio do partido popular, empreendendo a reforma agrária, distribuindo terras e créditos aos camponeses pobres.

Escolha uma das alternativas.