UFLA 2012

Sebastião José de Carvalho e Melo, ministro de D. José I, rei de Portugal, ficou conhecido na história como o “Marquês de Pombal”. Ele implementou um conjunto de reformas em Portugal e em suas colônias. A respeito dessas reformas, julgue as afirmativas abaixo em verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Devido ao privilégio concedido para o monopólio comercial de uma região, surgiram Companhias de Comércio do Estado do Grão-Pará e do Maranhão, da Pesca das Baleias, de Agricultura das Vinhas do Alto Douro e de Pernambuco e Paraíba.

( ) Acentuou-se a diferença entre cristãos-velhos e cristãos-novos em todo o Reino de Portugal, fato que desencadeou um fortalecimento da Inquisição Portuguesa e o distanciamento entre o Estado e os comerciantes.

( ) Pombal expulsou os jesuítas do império português, pois estes controlavam o currículo da Universidade de Coimbra, ligado à teologia, que era contrária ao iluminismo.

( ) Com relação ao Brasil, Pombal extinguiu as capitanias hereditárias, transformando-as em capitanias reais, além de transferir a capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

Escolha uma das alternativas.