Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UFLA 2012

SETE BILHÕES DE CONSUMIDORES, UM PLANETA

A nova geração dos países emergentes quer mais confortos modernos. Mas esbarra nos limites naturais da Terra. Como viveremos num mundo lotado?

Como um todo, a humanidade não parou de crescer. Desde Thomas Malthus (1776-1834), passaram 130 anos até a humanidade chegar ao segundo bilhão, em 1930. No século passado, com a queda na mortalidade infantil e as conquistas da medicina, o ritmo acelerou. Em 1960, éramos três bilhões. Em 1974, quatro bilhões. Em 1987, cinco bilhões. Em 1998, seis bilhões. E bastaram 13 anos para crescermos o último bilhão. Se as projeções (conservadoras) das Nações Unidas se confirmarem, e o crescimento mantiver o ritmo atual, seremos oito bilhões em 2025 e nove bilhões em 2043. É verdade que, aos poucos, a taxa de natalidade tenderá a cair nos países que hoje mais crescem. Segundo as previsões dos demógrafos, em algum momento em torno de 2100, a população se estabilizaria pouco acima de 10 bilhões e depois declinaria lentamente. Os políticos saudaram a conquista na televisão. Agora, a marca dos sete bilhões inspira uma reação mais ambígua. São sete bilhões com potencial criativo, capazes de produzir riqueza e progresso. Mas exigirão mais recursos naturais de um planeta que chegou ao limite. O desafio para as próximas décadas é desenvolver novas formas de produção e criar novos padrões de consumo, para garantir que a humanidade caiba na Terra com conforto.

Fonte: Adaptado de http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI238604-15228,00-BILHOES+DE+CONSUMIDORES+PLANETA.html

 

Todas as situações abaixo mantêm relação direta com o texto anterior, EXCETO:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login