UFLA 2013

TRAGÉDIA NA ANTÁRTICA

Dois militares brasileiros morreram em um incêndio ocorrido na madrugada de 25 de fevereiro de 2012, que destruiu 70% da Estação Antártica Comandante Ferraz, base científica administrada pela Marinha. A estação funcionava há 28 anos como polo de pesquisa e posto avançado que marca a presença do país no continente gelado. O incêndio começou na praça de máquinas, onde ficam os geradores de energia, e se espalhou rapidamente pela estação.

A pesquisa científica na Antártica é necessária, mas sempre envolve riscos. O que poucas pessoas sabem é que um dos maiores perigos nas estações é o de incêndios. Com a destruição das instalações, boa parte do material e equipamentos de pesquisas foi perdida. "O grau exato do que aconteceu ainda precisa ser objeto de perícia, mas a avaliação é de que realmente perdeu-se praticamente tudo", disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. Segundo ele, a reconstrução deve levar dois anos.

Disponível em http://educacao.uol.com.br/atualidades Acesso em junho de 2012. (Adaptado)

 

As proposições abaixo dizem respeito às características do ambiente natural onde está instalada a Estação Antártica Comandante Ferraz. Analise essas proposições.

I – A região Antártica localiza-se predominantemente na Zona de Iluminação Polar Ártica.

II – As massas de ar oriundas da região possuem baixa temperatura e elevada pressão.

III – As temperaturas no inverno podem chegar a -35 °C e no verão não ultrapassam 10 °C.

IV – Durante o degelo no verão, em toda a região torna-se visível a vegetação da tundra.

Assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.