UFMA 2008

Apesar de ser uma medida antiga, o horário de verão no Brasil passou a ser adotado de modo contínuo somente a partir de 1985.

A esse respeito, leia as proposições abaixo seguida marque a opção que expressa, corretamente, três proposições sobre o horário de verão no Brasil.

 

I. Geralmente, o horário de verão é adotado apenas nos estados do Centro mais distante da linha do Equador, os dias são mais longos, permitindo economia no de energia.

II. Nos meses finais e iniciais do ano, o dia tende a ser mais longo, principalmente nas proximidades do Trópico de Capricórnio.

III. Nas proximidades da Linha do Equador, a medida não é adotada porque a variação do fotoperíodo, quando existe, é muito grande.

IV. Caso se adotasse o horário de verão nas regiões Norte e Nordeste, a energia economizada pela manhã, seria gasta à noite, devido á grande variação do fotoperíodo.

V. O horário de verão é um recurso adotado em muitos países, como no Brasil, para emitir sobrecarga no sistema de produção e garantir distribuição de energia nos períodos de pico.

 

Estão corretas:

 

Escolha uma das alternativas.