Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFMA 2009

A produção artística brasileira caracteriza-se pela contribuição das várias etnias e grupos sociais que formaram e são atuantes no nosso panorama cultural.

 

Leia atentamente as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta:

 

I) A Toca do Boqueirão da Pedra Furada é o sítio arqueológico mais antigo das Américas, localizado no Parque Nacional da Capivara, no Estado do Piauí.

II) Na cultura indígena, os adornos corporais são de uso cotidiano e festivo. Em cada detalhe, pode-se perceber a posição social e hierárquica, bem como o papel ou função desempenhados pelo usuário.

III) Vitalino Pereira dos Santos – Mestre Vitalino – foi um grande artista da cerâmica. Em seus trabalhos, retratou usos e costumes do povo nordestino, através de grupos de figuras em miniaturas, de caráter lúdico, lírico ou anedótico.

IV) Carybé, artista argentino que viveu na Bahia, inspirava-se na religiosidade africana, sobretudo na mitologia do candomblé, com sua indumentária de fibras naturais, tecidos e metais brilhantes.

V) Jean Baptiste Debret era um dos principais integrantes da Missão Francesa, que chega ao Brasil no século XIX a convite do Rei D. João VI para atualizar as artes nacionais e cuidar do cerimonial da corte.

Escolha uma das alternativas.