UFMS 2008

Sobre o Pantanal Sul-Mato-Grossense, analise as afirmações abaixo.

I. As chuvas no Pantanal ocorrem, com maior frequência, nas cabeceiras dos rios que deságuam na planície. Com o início do trimestre chuvoso, a partir de maio, nas regiões altas, sobe o nível de água dos rios, provocando as enchentes. A partir de novembro, inicia-se a "vazante", e as águas começam a baixar lentamente, quando o terreno volta a secar e permanece, sobre a superfície, uma fina mistura de restos de animais, areia, vegetais, húmus e sementes, que propiciam fertilidade ao solo.

II. Apesar de apresentar pequena diversidade de plantas superiores, como árvores e arbustos, existem mais espécies de aves no Pantanal do que na América do Norte e mais espécies de peixes do que nos rios europeus.

III. A planície pantaneira é circundada por serras e planaltos mais altos, como as Serras da Bodoquena, de Maracaju, de Aquidauana e das Araras.

IV. A vegetação do Pantanal é formada por grande número de espécies vegetais que se encontram presentes também em outros biomas brasileiros, sendo poucas as espécies endêmicas.

V. Na Serra do Urucum, há mineração de ferro, manganês e calcário. Entretanto, seu beneficiamento necessita de carvão vegetal, o que pode levar à destruição de matas nativas.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.