UFPB 2006

O modo de produção capitalista sofre importantes transformações desde as suas origens até os dias atuais.
Sobre o desenvolvimento desse modo de produção e suas implicações na organização do espaço mundial, considere as afirmativas a seguir, assinalando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s).

(     ) O capitalismo comercial, primeira etapa desse modo de produção, alterou as relações do comércio mundial, a partir da expansão marítima das potências da Europa Ocidental em direção dos países do Leste Europeu e Índia.
(     ) O chamado capitalismo industrial alterou as formas de produção de mercadorias, com o avanço tecnológico criado durante o modo de produção feudal, incentivando a formação dos Estados Nacionais.
(     ) O capitalismo financeiro caracteriza-se pelo processo de mundialização da economia, no qual o chamado "capital especulativo" circula por diversos países do globo, em busca de melhores investimentos.
(     ) O capitalismo financeiro tem como determinação geral a "revolução industrial", caracterizada por investimentos maciços na área de transportes, restringindo a circulação de mercadorias e de pessoas pelo mundo.

A sequência correta é:

Escolha uma das alternativas.