UFPEL 2005

A temperatura, a luminosidade e a umidade são influências exercidas pelas diversas zonas climáticas existentes no Brasil sobre os diferentes tipos de vegetação encontrados.
Observe os tipos climáticos enumerados a seguir e os associe com as informações das características dos diferentes tipos de vegetação.

1) Clima Tropical
2) Clima Equatorial
3) Clima Subtropical
4) Clima Semiárido

(     ) Vegetação arbustiva (árvores de pequeno porte) e herbácea (gramíneas e vegetação rasteira) que se encontra principalmente na região Centro-Oeste do país.
(     ) Vegetação pobre - com plantas xerófilas, principalmente cactáceas - onde se podem perceber também arbustos e pequenas árvores, como o juazeiro e a aroeira branca.
(     ) Floresta aciculifoliada, assemelhando-se, na densidade vegetal, a um bosque onde predominam as araucárias, sendo registrada também a ocorrência de erva-mate, ipê, canela, cedro e outras espécies.
(     ) Mata heterogênea, com milhares de espécimes vegetais perenes (sempre verdes, sem perder as folhas no outono/inverno), floresta densa e intrincada, que costuma ser dividida em andares (igapó, várzea e terra firme).

É correto afirmar que a alternativa com a numeração que estabelece a relação correta entre o clima e as características vegetais é

Escolha uma das alternativas.