Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UFPEL 2005

Um estudo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em adolescentes foi realizado no Rio de Janeiro, para identificar as principais causas dessas enfermidades. A média de idade dos jovens portadores de DSTs foi de 16,8 anos, sendo que a idade média da primeira relação sexual foi de 14,7 anos. O uso infrequente de preservativo, o atraso escolar e o uso de drogas lícitas e ilícitas foram as principais variáveis associadas, nesse estudo, às DSTs. A tabela a seguir mostra a distribuição das DSTs nos adolescentes avaliados.

 

Distribuição dos diagnósticos das DSTs em homens e mulheres

TAQUETTE, S.R.; VILHENA, M.M.; PAULA, M.C. "Doenças sexualmente transmissíveis na adolescência: estudo de fatores de risco". v. 37, n.3, p.210-214, 2004 [adapt.]

 

De acordo com o texto, a tabela e seus conhecimentos sobre DSTs, analise as afirmativas a seguir.

I. A segunda DST em ocorrência para ambos os sexos é transmitida pelo papilomavírus humano, responsável pelo surgimento de lesões verrugosas na região genital e anal, podendo alguns tipos de HPV provocar câncer de colo do útero.

II. Portadores de DST que apresentam lesões na genitália têm mais chance de contrair o HIV - vírus que ataca o sistema imunológico e que pode ser transmitido, durante o ato sexual, por contato com o sêmen e/ou secreção vaginal contaminados, por contato com sangue infectado e por compartilhamento, entre usuários de drogas injetáveis, de agulhas contaminadas.

III. As DSTs que mais ocorreram nas adolescentes são transmitidas por vírus durante o contato sexual sem preservativo, através do sêmen ou da secreção vaginal contaminados.

IV. A terceira DST em ocorrência para ambos os sexos é transmitida exclusivamente pelo ato sexual sem o uso de preservativo, tendo como agente causal um vírus que provoca desde lesões na genitália até lesões cardiovasculares.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login