Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UFPEL 2006

Para a maioria das formigas, a reprodução sexuada ocorre através do processo de partenogênese. Porém, os machos da espécie 'Wasmannia auropunctata' - pixixica - desenvolveram um novo método: eles podem fazer uma "autoclonagem". Em alguns dos ovos fecundados, o material genético da rainha é supostamente destruído pelo espermatozoide, gerando assim machos que contêm apenas os genes do pai, ou seja, um clone.

            "Ciência Hoje", vol. 37, 2005 [adapt.].

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.

I. Os machos de pixixica, assim como a maioria dos machos de outras espécies de formigas, possuem apenas material genético proveniente do pai. Portanto, pode-se considerar que os machos de formigas são filhos apenas do pai.
II. A partenogênese, além das formigas, também ocorre em outros himenópteros, como as abelhas e vespas. Esse fenômeno é uma forma de reprodução e também um mecanismo de determinação sexual.
III. A partenogênese não é um processo comum; ela só ocorre quando há escassez de macho na colmeia para realizar a fecundação. Em condições normais, o macho fecunda a fêmea, e essa utiliza os espermatozoides para fecundar os óvulos.
IV. No processo de partenogênese que ocorre nos himenópteros, os óvulos fecundados dão origem às fêmeas, e os óvulos não fecundados dão origem aos machos. Portanto os machos são apenas filhos apenas da mãe.
V. Nas abelhas, os machos são diploides, e as fêmeas, haploides, ou seja, os machos são organismos com n cromossomos, e as fêmeas, com 2n cromossomos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.