Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UFPEL 2006

Para a maioria das formigas, a reprodução sexuada ocorre através do processo de partenogênese. Porém, os machos da espécie 'Wasmannia auropunctata' - pixixica - desenvolveram um novo método: eles podem fazer uma "autoclonagem". Em alguns dos ovos fecundados, o material genético da rainha é supostamente destruído pelo espermatozoide, gerando assim machos que contêm apenas os genes do pai, ou seja, um clone.

            "Ciência Hoje", vol. 37, 2005 [adapt.].

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.

I. Os machos de pixixica, assim como a maioria dos machos de outras espécies de formigas, possuem apenas material genético proveniente do pai. Portanto, pode-se considerar que os machos de formigas são filhos apenas do pai.
II. A partenogênese, além das formigas, também ocorre em outros himenópteros, como as abelhas e vespas. Esse fenômeno é uma forma de reprodução e também um mecanismo de determinação sexual.
III. A partenogênese não é um processo comum; ela só ocorre quando há escassez de macho na colmeia para realizar a fecundação. Em condições normais, o macho fecunda a fêmea, e essa utiliza os espermatozoides para fecundar os óvulos.
IV. No processo de partenogênese que ocorre nos himenópteros, os óvulos fecundados dão origem às fêmeas, e os óvulos não fecundados dão origem aos machos. Portanto os machos são apenas filhos apenas da mãe.
V. Nas abelhas, os machos são diploides, e as fêmeas, haploides, ou seja, os machos são organismos com n cromossomos, e as fêmeas, com 2n cromossomos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login