Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UFPEL 2007

Os vegetais vasculares apresentam diferentes tipos de tecidos: de revestimento, parênquimas, tecidos de sustentação, tecidos condutores e tecidos meristemáticos. Através do corte transversal de uma folha e observação no microscópio - conforme mostra o esquema representado na figura -, podemos observar diferentes tecidos e estruturas, como os estômatos, localizados na epiderme das folhas.

Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O estômato, representado pela letra "E", é responsável pelas trocas gasosas, sendo a sua abertura e fechamento influenciados por fatores ambientais, como a concentração de CO2. Grande concentração de CO2 no mesófilo da folha induz ao fechamento do estômato.
II. Os parênquimas lacunoso (B) e paliçádico (C) encontram-se abaixo da epiderme e apresentam como função principal o acúmulo de reservas, sendo, portanto, também denominados de parênquimas de reserva.
III. A epiderme (A e D) é um tecido de revestimento da folha que apresenta todas as células ricas em cloroplasto; apresenta também cutícula e hidatódios - estruturas especializadas em eliminar o excesso de água das plantas.
IV. A entrada de íons potássio para o interior das células estomáticas (F) faz com que ocorra um aumento da pressão osmótica, o que promove a entrada de água nessas células, deixando-as túrgidas e promovendo a abertura do ostíolo (G).

Estão corretas apenas as afirmativas

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login