UFPEL 2007

O consumo de energia no mundo está resumido em sua grande maioria às fontes de energias tradicionais, como petróleo, carvão mineral e gás natural. É provável que essas fontes venham a ser trocadas no futuro por serem consideradas poluentes e não-renováveis.
Leia as afirmativas a seguir com relação à questão energética brasileira.

I. Em 2001 e 2002, o país passou por uma seria crise energética que teve como consequência imediata o 'apagão'. O 'apagão' foi motivado, entre outros fatores, pela falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e distribuição de energias, e foi agravado pela escassez de chuvas.
II. O Brasil tem uma enorme gama de fontes de energia que são pouco exploradas, como a energia eólica e a por biomassa. Historicamente os governos têm investido com maior ênfase em outras fontes de energias, como o álcool.
III. O interesse pelo carvão mineral, cujas maiores jazidas se encontram na região suI, só surgiu após a crise energética mundial de 1972, entretanto o carvão dessa região e de baixa qualidade e possui grande teor de cinzas, não sendo apropriado para o uso em siderurgia.
IV. O gás natural empregado como combustível em indústrias, casas e automóveis está sendo transportado da cidade de Santa Cruz de Ia Sierra, na Bolívia, em direção a cidade gaúcha de Canoas. O objetivo do governo brasileiro é aumentar o consumo energético do gás natural no país.

Lendo as afirmativas acima, é correto afirmar que:

Escolha uma das alternativas.