UFPEL 2007

O Iraque, no Oriente Médio, conta com uma população de cerca de 30 milhões de habitantes e é dono de uma das maiores reservas de petróleo do planeta e de um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do mundo. Mergulhado em um conflito que se arrasta desde a ocupação militar ocorrida em março de 2003, a população vive um dia de atentados terroristas, mortes e violência que parece não ter fim.

Leia as afirmativas seguintes.

I. Dentre os fatos que geram maior insegurança no Iraque na atualidade, estão os constantes atentados. O alvo desses ataques é sempre a população islâmica sunita, que é a maioria e vive sob a perseguição da minoria xiita. Os xiitas estão no poder desde que o Iraque foi criado pelo Império Britânico.
II. Um dos motivos para o agravamento constante da situação no Iraque é que a presença de forças de ocupação estrangeiras reforça o nacionalismo e acirra a ação dos fundamentalistas contra o invasor.
III. O medo de que a Revolução Islâmica se alastrasse para outras nações do Oriente Médio fez com que os EUA apoiassem Saddam Hussein na invasão ao Irã, em 1980. A condenação de Saddam, em 2006, ocorreu por crimes que cometeu quando era importante aliado estadunidense.
IV. Nos EUA, o alto custo da guerra não inibe o deficit orçamentário do país, entretanto a eleição para o Congresso demonstrou a rejeição ao Partido Democrata, do presidente Bush. O resultado foi influenciado pela insatisfação do eleitorado com a permanência das tropas na guerra.

Estão corretas apenas as alternativas

Escolha uma das alternativas.