Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UFPEL 2007

Observe o mapa a seguir.

Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando uma linha ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordo do expresso do futuro; longe das metrópoles, às margens do Pacífico, a pobreza domina a planície aluvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada de estação climática.
'Veja' 9/8/2006. [adapt]

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura territorial da China.

I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, é a mais povoada do país, com tradição agrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão de obra para os centros urbanos.
II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltada para as atividades primárias e utiliza técnicas ultramodernas de cultivo.
III. A região (C), se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das Zonas Econômicas Especiais (ZEES), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados.
IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigando um grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção.
V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diáspora provocada pela Revolução Chinesa de Mao-Tse-Tnung.

Estão corretas apenas