Confira agora suas respostas com o gabarito Enem do Stoodi!

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Gramática

Listagem de exercícios

UFRGS 2007

Os filmes de Hollywood repetidamente narram o caso de um homem (geralmente um jornalista) que procura a amizade de um criminoso para depois entregá-Io à polícia: nós, que temos a paixão da amizade, sentimos que esse "herói" dos filmes americanos é um incompreensível canalha. 

Texto adaptado de: VELOSO, Caetano. Diferentemente dos americanos do norte. In: • O mundo não é chato. São Paulo: Cia. das Letras, 2005. p. 42-43.

 

Considere as seguintes propostas de alteração da pontuação do trecho acima:


I - Os filmes de Hollywood, repetidamente, narram o caso de um homem - geralmente um jornalista - que procura a amizade de um criminoso para depois entregá-lo à polícia. Nós, que temos a paixão da amizade, sentimos que esse "herói" dos filmes americanos é um incompreensível canalha.


II - Os filmes de Hollywood, repetidamente, narram o caso de um homem (geralmente um jornalista), que procura a amizade de um criminoso para depois entregá-lo à polícia. Nós que temos a paixão da amizade, sentimos que esse "herói", dos filmes americanos, é um incompreensível canalha.


III - Os filmes de Hollywood repetidamente narram o caso de um homem, geralmente, um jornalista, que procura a amizade de um criminoso para depois entregá-lo à polícia: nós – que temos a paixão da amizade – sentimos que esse "herói" dos filmes americanos, é um incompreensível canalha.

Texto adaptado de: VELOSO, Caetano. Diferentemente dos americanos do norte. In: • O mundo não é chato. São Paulo: Cia. das Letras, 2005. p. 42-43.

 

Do ponto de vista da pontuação, qual(quais) é(são) correta(s)?

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.