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UFRGS 2015

Hoje os conhecimentos se estruturam de modo fragmentado, separado, compartimentado nas disciplinas. Essa situação impede uma visão global, uma visão fundamental e uma visão complexa. “Complexidade” vem da palavra latinacomplexus, que significa a compreensão dos elementos no seu conjunto.

 

As disciplinas costumam excluir tudo o que se encontra fora do seu campo de especialização. A literatura, no entanto, é uma área que se situa na inclusão de todas as dimensões humanas. Nada do humano lhe é estranho, estrangeiro.

 

A literatura e o teatro são desenvolvidos como meios de expressão, meios de conhecimento, meios de compreensão da complexidadehumana. Assim, podemos ver o primeiro modo de inclusão da literatura: a inclusão da complexidadehumana. E vamos ver ainda outras inclusões: a inclusão da personalidade humana, a inclusão da subjetividade humana e, também, muito importante, a inclusão do estrangeiro, do marginalizado, do infeliz, de todos que ignoramos e desprezamos na vida cotidiana.

 

A inclusão da complexidadehumana é necessária porque recebemos uma visão mutilada do humano. Essa visão, a de homo sapiens, é uma definiçãodo homem pela razão; de homo faber, do homem como trabalhador; de homo economicus, movido por lucros econômicos. Em resumo, trata-se de uma visão prosaica, mutilada, que esquece o principal: a relação do sapiens/demens, da razão com a demência, com a loucura.

 

Na literatura, encontra-se a inclusão dos problemas humanos mais terríveis, coisas insuportáveisque nela se tornam suportáveis. Harold Bloom escreve: “Todas as grandes obras revelam a universalidade humana através de destinos singulares, de situações singulares, de épocas singulares”. É essa a razão por que as obras-primasatravessam séculos, sociedades e nações.

 

Agora chegamos à parte mais humana da inclusão: a inclusão do outro para a compreensão humana. A compreensão nos torna mais generosos com relação ao outro, e o criminoso não é unicamente mais visto como criminoso, como o Raskolnikov de Dostoievsky, como o Padrinho de Copolla.

 

A literatura, o teatro e o cinema são os melhores meios de compreensão e de inclusão do outro. Mas a compreensão se torna provisória, esquecemo-nos depois da leitura, da peça e do filme. Então essa compreensão é que deveria ser introduzida e desenvolvida em nossa vida pessoal e social, porque serviria para melhorar as relações humanas, para melhorar a vida social.

Adaptado de: MORIN, Edgar. A inclusão: verdade da literatura. In: RÖSING, Tânia et al. Edgar Morin: religando fronteiras. Passo Fundo: UPF, 2004. p.13-18.

 

 

Na primeira coluna, estão palavras retiradas do texto; na segunda, descrições relacionadas à formação de palavras. Associe corretamente a primeira coluna à segunda.

 

( ) complexidade 

 

( ) definição 

 

( ) insuportáveis 

 

( ) obras-primas

 

 

1- Constituída por composição através de justaposição.

 

2- Constituída por prefixo com sentido de negação e sufixo formador de adjetivos a partir de verbos.

 

3- Constituída por sufixo formador de substantivo a partir de adjetivo.

 

4- Constituída por sufixo formador de substantivo a partir de verbo.

 

5- Constituída por aglutinação, tendo em vista a mudança silábica de um dos elementos do vocábulo.

 

 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Escolha uma das alternativas.