Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFRGS 2019

A(s) questão(ões) a seguir está(ão) relacionadas ao texto abaixo.

 

1– Para mim esta é a melhor hora do dia – Ema disse, voltando do quarto dos meninos. – Com as crianças na cama, a casa fica tão sossegada.

– Só que já é noite – a amiga corrigiu, sem tirar os olhos da revista. Ema agachou-se para recolher o quebra-cabeça esparramado pelo chão.

– É força de expressão, sua boba. O dia acaba quando eu vou dormir, isto é, o dia tem vinte quatro horas e a semana tem sete dias, não está certo? – Descobriu um sapato sob a poltrona. Pegou-o e, quase deitada no tapete, procurou, 2depois, o par _____1_____ dos outros móveis.

Era bom 3ter uma 4amiga 5experiente. Nem precisa ser da mesma idade – deixou-se cair no sofá – Bárbara, 6muito mais sábia. Examinou-a a ler: uma linha de luz dourada 7valorizava o perfil privilegiado. As duas eram tão inseparáveis quanto seus maridos, colegas de escritório. Até ter filhos juntas conseguiram, 8acreditasse quem quisesse. Tão gostoso, ambas no hospital. A semelhança física teria 9contribuído para o perfeito entendimento? “Imaginava que fossem irmãs”, muitos diziam, o que sempre causava satisfação.

10– O que está se passando nessa cabecinha? – Bárbara estranhou a amiga, só doente 11pararia quieta. Admirou-a: os 12cabelos soltos, caídos no rosto, escondiam os olhos _____2_____, azuis ou verdes, conforme o reflexo da roupa. De que cor estariam hoje 13seus olhos?

Ema aprumou o corpo.

– Pensava que se nós morássemos numa casa grande, vocês e nós...

Bárbara sorriu. Também ela uma vez tivera a 14ideia. – As crianças brigariam o tempo todo.

15Novamente a amiga tinha razão. 16Os filhos não se suportavam, discutiam por qualquer motivo, ciúme doentio de tudo. 17O que sombreava o relacionamento dos casais.

– Pelo menos podíamos morar mais perto, então.

Se o marido estivesse em casa, 18seria obrigada a assistir à televisão, _____3_____, ele mal chegava, ia ligando o aparelho, ainda que soubesse que ela detestava sentar que nem múmia diante do aparelho – levantou-se, repelindo a lembrança. Preparou uma jarra de limonada. _____4_____ todo aquele interesse de Bárbara na revista? Reformulou a pergunta em voz alta.

– Nada em especial. Uma pesquisa sobre o comportamento das crianças na escola, de como se modificam 19as personalidades longe dos pais.

 

Adaptado de: VAN STEEN, Edla. Intimidade. In: MORICONI, Italo (org.) Os cem melhores contos brasileiros do século. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 440-441. 

 

O texto apresenta sentimentos de admiração de Ema por sua amiga Bárbara. Esses sentimentos transparecem na relação entre palavras.

 

Assinale a alternativa em que a reunião de advérbios e adjetivo expressa esse sentido de admiração de Ema por sua amiga.