Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFRR 2013

José de Nicola, para explicar o Realismo, usa uma citação de Fidelino de Figueiredo, que esclarece sobre esse Estilo de época:


“É de todos os tempos o realismo como é a arte. Ele existiu sempre, porque a imaginação tem
necessariamente por bases a observação e a experiência, e porque a arte tem sempre por objeto as realidades da vida”.
FIGUEIREDO, Fidelino de. apud NICOLA, José de. Literatura Brasileira – das origens aos nossos dias. São Paulo; Scipione, 2007. p. 284.


Diferente de outras manifestações artísticas, a Literatura trabalha com linguagem verbal como matéria prima. Os Movimentos/Estilos literários são produtos de sociedades e épocas que se distinguem peculiarmente. Com base nesta informação, analise as proposições a seguir:


I. o Realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, sua principal característica foi a abordagem de temas sociais e a objetividade da  realidade e do ser humano;

II. o Romantismo possuía um forte caráter ideológico e foi marcado por uma linguagem política, de denúncia dos problemas sociais como a miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros;

III. os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo ao subjetivismo do Romantismo;

IV. uma das correntes do Realismo foi o Naturalismo, cuja objetividade estava presente, sem o conteúdo ideológico;

V. os autores românticos romperam com as tradições árcades, apresentaram novas concepções literárias, expressavam suas emoções, desabafos sentimentais, e buscaram a idealização do índio como herói nacional, e suas obras tematizavam o amor, a saudade e a subjetividade.


Podemos considerar como historicamente coerentes as afirmações feitas em:

Escolha uma das alternativas.