Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFSC 2013

A chuva ácida é produzida pela presença de gases como SO2, NO e NO2, entre outros, que ao combinarem-se com o vapor de água na atmosfera produzem espécies ácidas que são carregadas pelas chuvas para a superfície terrestre.

 

Considere as afirmações a seguir.

 

I. Alguns dos ácidos potencialmente formados pela presença de SO2 e NO2, combinados com a água presente na atmosfera, são H2SO4 e HNO3.

 

II. A presença de ácido nítrico e ácido sulfúrico atua de modo a reduzir o pH das águas da chuva, ocasionando fenômenos que incluem a corrosão de estruturas metálicas e a diminuição do pH de solos e de sistemas aquáticos.

 

III. Os catalisadores automotivos têm, como principal objetivo, reduzir as emissões de gases como NO e NO2, que atuam como precursores da chuva ácida.

 

IV. As ligações existentes entre os átomos de nitrogênio e hidrogênio na molécula de HNO3, formada a partir da combinação entre NO2 e H2O na atmosfera, possuem elevado caráter iônico, o que qualifica o HNO3 como um ácido fraco.

 

V. A utilização de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, tende a aumentar a emissão de gases como SO2, uma vez que as concentrações típicas de enxofre nos vegetais são consideravelmente maiores que em petróleo e seus derivados.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações CORRETAS.

Escolha uma das alternativas.