UFSC 2013

Mais microcomputadores, internet e celular

 

Você sabia que aumentou o número de microcomputadores, acesso à internet e celulares no Brasil? De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2011, de 2009 para 2011, houve um crescimento de 39,8% de microcomputadores com acesso à internet; 29,7% de microcomputadores sem acesso à internet e 26,6% de telefone celular. Em 2011, 69,1% da população de 10 anos ou mais de idade tinham celular para uso pessoal. Mas o maior percentual de pessoas com celular tinha entre 25 e 29 anos (83,1%). Os jovens também acessam mais a internet. Também em 2011, 77,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade declararam ter usado a internet nos três meses anteriores à data da entrevista da pesquisa, um aumento de 14,7% em relação a 2009. A faixa etária que menos acessou a internet no período pesquisado foi a de pessoas com 50 anos ou mais idade, apenas 18,4%.

Disponível em:[Adaptado] Acesso em: 06 jun 2013.

 

 

Observe os seguintes trechos retirados do texto e identifique se sãoverdadeiras (V)oufalsas (F) as afirmativas abaixo.

 

I. “Você sabia que aumentou o número de microcomputadores, acesso à internet e celulares no Brasil?”

 

II. “Os jovens também acessam mais a internet. Também em 2011, 77,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade declararam ter usado a internet [...].”

 

III. “Em 2011, 69,1% da população de 10 anos ou mais de idade tinham celular para uso pessoal.”

 

 

( ) Em I, há elipse da preposição “de” diante de “acesso” e de “celulares”.

 

( ) Em II, as duas ocorrências de “também” dizem respeito ao mesmo referente: “os jovens”.

 

( ) Em I e II, “acesso” e “acessam” são formas verbais que estão flexionadas, respectivamente, na primeira pessoa do singular e na terceira pessoa do plural do presente do modo indicativo.

 

( ) Em I e II, segundo as regras de acentuação gráfica, o acento indicador de crase em “a” é opcional nas três ocorrências sublinhadas.

 

( ) Em III, de acordo com a variedade padrão da língua portuguesa, a forma verbal sublinhada poderia estar no singular (tinha), concordando com “população”.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Escolha uma das alternativas.