Exercícios de Gramática

Listagem de exercícios

UFSM 2002

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

MARCELO BERABA

Desejo de matar

 

1 RIO DE JANEIRO - A TV Globo estreou mais uma série importada que enaltece os 3grupos de 14extermínio. Esta agora chama-se "Angel" e conta a história de um vampiro bom que sai pela cidade eliminando vampiros maus. Para isso, o herói vampiro conta com a ajuda de três pessoas, uma delas7delegada de polícia.

2 Parece que esta série é apenas um 9tapa-buraco na programação da emissora, que nem fez muito alarde com o filme. Mas não é a primeira vez que a TV explora o tema. Teve uma, "Justiça Cega", em que um juiz, inconformado com as amarras da Iei, fazia justiça com as próprias mãos.

3 O justiceiro passava o dia de toga examinando processos e à noite montava numa moto e saía matando os 8bandidos que tinha sido obrigado a inocentar por falta de provas.

4 A mensagem desses filmes é sempre a mesma. Não é 13possível combater o 1crime com os instrumentos que a sociedade coloca à disposição da 2Justiça e das polícias. É preciso montar polícias e11justiças paralelas, que usem as mesmas armas e recursos imorais dos criminosos.

5 "Angel" e seus vampiros permitem várias interpretações. Uma delas é simples: o combate ao crime já não é tarefa para homens comuns. Os criminosos estão cada vez mais sofisticados. São seres mutantes.5Juízes e policiais comuns, por mais bem preparados que estejam, não dão conta do recado.

6 A série é 10lixo e não tem a menor importância. O problema é na vida real, quando as empresas acham normal buscar formas de convivência com o 4narcotráfico. Quando o Estado acha normal que o 6crime organizado monte banquinhas de apostas no meio das calçadas. E quando o 12sistema penitenciário ajuda a organização dos presos para evitar rebeliões.

7 Pensando bem, não 15há por que se espantar com "Angel" e similares se as deformações que procuram legitimar fazem parte do nosso cotidiano.

(Folha de São Paulo, 9 de março de 2001 .)

 

Analise os segmentos a seguir, observando as palavras identificadas através de números.

- "[...] eliminando ...VAMPIROS (1)... maus"

- "[...] o herói ...VAMPIRO (2)... conta com a ...AJUDA (3)... de três pessoas" 

- "[...] o sistema penitenciário ...AJUDA (4)... a organização dos presos" 

- "[...] usem as mesmas armas e recursos imorais dos ...CRIMINOSOS (5)..."

- "[...] Os ...CRIMINOSOS (6)... estão cada vez mais sofisticados"

 

É correto afirmar que

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login