Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Gramática

Listagem de exercícios

UFSM 2002

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

MARCELO BERABA

Desejo de matar

 

1 RIO DE JANEIRO - A TV Globo estreou mais uma série importada que enaltece os 3grupos de 14extermínio. Esta agora chama-se "Angel" e conta a história de um vampiro bom que sai pela cidade eliminando vampiros maus. Para isso, o herói vampiro conta com a ajuda de três pessoas, uma delas7delegada de polícia.

2 Parece que esta série é apenas um 9tapa-buraco na programação da emissora, que nem fez muito alarde com o filme. Mas não é a primeira vez que a TV explora o tema. Teve uma, "Justiça Cega", em que um juiz, inconformado com as amarras da Iei, fazia justiça com as próprias mãos.

3 O justiceiro passava o dia de toga examinando processos e à noite montava numa moto e saía matando os 8bandidos que tinha sido obrigado a inocentar por falta de provas.

4 A mensagem desses filmes é sempre a mesma. Não é 13possível combater o 1crime com os instrumentos que a sociedade coloca à disposição da 2Justiça e das polícias. É preciso montar polícias e11justiças paralelas, que usem as mesmas armas e recursos imorais dos criminosos.

5 "Angel" e seus vampiros permitem várias interpretações. Uma delas é simples: o combate ao crime já não é tarefa para homens comuns. Os criminosos estão cada vez mais sofisticados. São seres mutantes.5Juízes e policiais comuns, por mais bem preparados que estejam, não dão conta do recado.

6 A série é 10lixo e não tem a menor importância. O problema é na vida real, quando as empresas acham normal buscar formas de convivência com o 4narcotráfico. Quando o Estado acha normal que o 6crime organizado monte banquinhas de apostas no meio das calçadas. E quando o 12sistema penitenciário ajuda a organização dos presos para evitar rebeliões.

7 Pensando bem, não 15há por que se espantar com "Angel" e similares se as deformações que procuram legitimar fazem parte do nosso cotidiano.

(Folha de São Paulo, 9 de março de 2001 .)

 

Analise os segmentos a seguir, observando as palavras identificadas através de números.

- "[...] eliminando ...VAMPIROS (1)... maus"

- "[...] o herói ...VAMPIRO (2)... conta com a ...AJUDA (3)... de três pessoas" 

- "[...] o sistema penitenciário ...AJUDA (4)... a organização dos presos" 

- "[...] usem as mesmas armas e recursos imorais dos ...CRIMINOSOS (5)..."

- "[...] Os ...CRIMINOSOS (6)... estão cada vez mais sofisticados"

 

É correto afirmar que