Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Arte

Listagem de exercícios

UFSM 2003

Os estilos arquitetônicos românico e gótico caracterizaram as construções na Baixa Idade Média. O estilo românico, que precede o gótico, caracterizou-se pela grandeza e solidez das construções de templos identificados como "fortalezas de Deus". O gótico propiciou a ornamentação das Igrejas com esculturas e vitrais e valorizou a altura e a verticalidade das construções, dando a impressão de "contato com os céus".

Levando em conta que esses templos podem ser considerados testemunhos históricos, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmações a seguir.

( ) O templo românico identifica uma sociedade rural na qual a Igreja foi o centro de poder, e o estilo gótico reflete o desenvolvimento urbano e do comércio.
( ) Esses estilos arquitetônicos testemunham uma sociedade hierarquizada, fundamentada na doutrina cristã, onde o "templo" também representa o lugar e o poder que a instituição "Igreja" exerceu.
( ) A expressão "fortalezas de Deus" justifica-se por serem grandiosas construções que serviram, em primeiro lugar, como espaço reservado aos exércitos nacionais dos estados absolutistas modernos.

A sequência correta é:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login