Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFSM 2007

"Todas as relações imutáveis e esclerosadas, com o seu cortejo de representações e de concepções vetustas e veneráveis dissolvem -se; as recém-constituídas corrompem-se antes de tomarem consistência. Tudo o que era estável e sólido desmancha no ar; (...)"
IN: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. 'Manifesto do partido comunista' (1 a ed. 1848). Porto Alegre: L &PM,2001. p. 29.

Nesse pequeno trecho, Marx e Engels sugerem o caráter transformador e transitório do capitalismo Industrial. Sobre esse processo histórico, que se iniciou com a 1a Revolução Industrial, pode-se afirmar

I. A Inglaterra foi pioneira, a partir da 2a metade do século dezoito e seu crescimento industrial baseou-se na fabricação de mercadorias de consumo de massas, como os têxteis.
II. Industrialização e trabalho escravo nem sempre foram incompatíveis, visto que a produção de algodão no sul dos EUA, com mão de obra escrava, fornecia matéria-prima para a indústria britânica.
III. A industrialização celerou a urbanização e o desenvolvimento tecnológico, excluindo grande parte dos trabalhadores da produção e provocando, na 1a metade do século dezenove, o enfraquecimento do movimento operário, como demonstram o Iudismo e o cartismo.

Está(ão) correta(s)

Escolha uma das alternativas.