Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFSM 2011

Na Conferência de Potsdam, em julho de 1945, "Churchill compreendeu de imediato, [que] a situação mudou totalmente após o anúncio da explosão de Alamagordo [a explosão da primeira bomba atômica pelos EUA]. O Japão podia ser esmagado rapidamente, sem a ajuda de Moscou. Na Europa, qualquer tentativa de expansão dos exércitos soviéticos encontraria as novas armas americanas. Os termos do futuro equilibrio mundial se encontravam assim subitamente modificado".
GAJA, R. Introdução a política externa da era nuclear. In: MAIOCCHIO. R. A Era Atômica. São Paulo: Atica. 1996. p.13.

A respeito da nova realidade criada pela 'explosão dos mil sóis', considere as afirmativas a seguir.

I. A bomba atômica. criada especialmente para atingir Hiroshima e Nagasaki, a fim de derrotar o Japão, foi uma conquista da ciência e da tecnologia que possibilitou as grandes potências a construção de uma era de paz entre as naçoes.
II. 0 novo artefato bélico definiu os termos do embate político entre as grandes potências, eliminando a possibilidade de novas guerras, tanto aquelas realizadas por exércitos regulares quanto os combates de guerrilha.
III. A bomba atómica tornou-se um dado novo nos acordos que vinham sendo feitos entre EUA e URSS, as duas potências que. desde o final da Segunda Guerra Mundial. haviam dividido o mundo em duas grandes áreas sob a sua influência.
IV. A bomba atômica desencadeou novo estilo de confronto, tornando-se o artefato bélico principal para os países que almejam disputar o poder político e militar do planeta.

Está(ão) correta(s)

Escolha uma das alternativas.