Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFSM 2015

Nas últimas décadas, houve diversas mudanças estruturais na economia brasileira, como a industrialização e a urbanização, que alteraram o comportamento reprodutivo da população. Um gráfico em forma de pirâmide - em cuja ordenada aparecem os grupos de idade, e em cuja abscissa encontra-se o contingente populacional em números absolutos ou percentuais - é a forma usual de representar a estrutura etária de uma população.
Fonte: OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital geograña. São Paulo: Moderna, 2012, p. 387 - 388. (adaptado)

Observe o grafico:

Com relação a evolução da pirâmide etária do Brasil no período de 1991 a 2010, considere as afirmativas a seguir.

I. A população adulta (20 a 59 anos) superou a jovem (O a 19 anos), indicando uma tendência de que o Brasil não sera mais um país jovem.
II. Ocorre redução relativa das faixas etárias inferiores na população totaI e também aumento significativo de todas as faixas etárias superiores a 20 anos.
III. Existe uma tendência de envelhecimento da população, evidenciada no estreitamento da base e alargamento do topo da pirâmide, refletindo as mudanças estruturais que aconteceram nas últimas décadas.
IV. Há uma tendência de manutenção na estrutura etária da população com a preponderância de jovens demonstrando estagnação da transição demográfica no país.

Está(ão) correta(s)

Escolha uma das alternativas.