Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UFSM 2015

Nas últimas décadas, houve diversas mudanças estruturais na economia brasileira, como a industrialização e a urbanização, que alteraram o comportamento reprodutivo da população. Um gráfico em forma de pirâmide - em cuja ordenada aparecem os grupos de idade, e em cuja abscissa encontra-se o contingente populacional em números absolutos ou percentuais - é a forma usual de representar a estrutura etária de uma população.
Fonte: OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital geograña. São Paulo: Moderna, 2012, p. 387 - 388. (adaptado)

Observe o grafico:

Com relação a evolução da pirâmide etária do Brasil no período de 1991 a 2010, considere as afirmativas a seguir.

I. A população adulta (20 a 59 anos) superou a jovem (O a 19 anos), indicando uma tendência de que o Brasil não sera mais um país jovem.
II. Ocorre redução relativa das faixas etárias inferiores na população totaI e também aumento significativo de todas as faixas etárias superiores a 20 anos.
III. Existe uma tendência de envelhecimento da população, evidenciada no estreitamento da base e alargamento do topo da pirâmide, refletindo as mudanças estruturais que aconteceram nas últimas décadas.
IV. Há uma tendência de manutenção na estrutura etária da população com a preponderância de jovens demonstrando estagnação da transição demográfica no país.

Está(ão) correta(s)

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login