UFT 2014

Em relação ás teorias demográficas (Malthusianas, Neomalthusianas e Reformistas), analise as afirmativas abaixo.

 

I. Thomas Robert Malthus (1766 -1834) defendia a idéia que enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, a população cresce em progressão geométrica. Por isso segundo ele ocorreriam desequilíbrios entre população e produção de alimentos, tendo com conseqüência as guerras, a fome e a miséria.

II. As idéias de Malthus foram muito discutidas no final do século XVIII e XIX, provocando uma divisão entre os pessimistas, que as adotavam, e os otimistas, que as criticavam. Mas a partir do final do século XX, essas polêmicas foram superadas em função do progresso técnico científico.

III. A teoria reformista é contrária a teoria de Malthus. Suas afirmações negam o princípio Malthusiano, pois para eles a pobreza é o que gera a superpopulação e com a revolução industrial e tecnológica tanto a indústria quanto a agricultura aumentariam sua capacidade produtiva resolvendo o problema da produção.

IV. Os Neomalthusianos analisam a aceleração populacional segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se o crescimento populacional não for impedido, os recursos naturais da terra se esgotarão em pouco tempo. Para conter o avanço populacional propunham a adoção de políticas visando o controle de natalidade a partir do planejamento familiar.

 

Marque a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.