Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UFTM 2009

Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”.
Disponível em: www.resistir.info.

 

Sobre o petróleo no mundo, considere as afirmações a seguir:

I. A origem do petróleo está relacionada às rochas cristalinas que sofreram lento metamorfismo ao longo de milhões de anos, aprisionando matéria orgânica em seu interior, que foi convertida em hidrocarbonetos.
II. As maiores reservas de petróleo encontram-se em maciços cristalinos metamorfizados, com destaque para os Montes Apalaches, nos Estados Unidos, e o Planalto da Arábia no Oriente Médio. Só em período recente, foram descobertas reservas nos fundos oceânicos, acumuladas em fossas como a de Porto Rico, no Golfo do México.
III. Sua dupla função é uma das razões para o grande consumo. Seus derivados servem como fonte de energia, utilizada nos mais variados meios de transportes e em usinas termelétricas, e também como matéria-prima em várias indústrias, como farmacêuticas, de fertilizantes, de tintas, entre outras.
IV. Sua desigual distribuição entre os países é fonte constante de conflitos. A OPEP, um cartel que reúne vários países produtores e exportadores de petróleo, controla em torno de 40% da produção mundial e 70% das reservas comprovadas.

 

Estãocorretas somente

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login