UFU 1999

A década de 1920 no Brasil foi marcada por um período de grande agitação política e cultural. Com o crescimento das cidades, ganhavam mais espaço novos atores sociais, preocupados com a modernização do país e a construção de uma identidade nacional.

A esse respeito, é correto afirmar que

I- o movimento modernista, inaugurado com a Semana de Arte Moderna de 1922, teve influências européias do futurismo, do expressionismo e do surrealismo, embora ressaltasse também nossas raízes históricas, tal como apresentada no Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.

II- o ímpeto inicial que unia os modernistas era a renovação, a mudança, o rompimento com as regras acadêmicas, mas alguns seguiram caminhos politicamente conservadores, como Plínio Salgado, ligado ao verde-amarelismo e líder do movimento integralista, na década de 30.

III- Monteiro Lobato, um dos mais destacados participantes da Semana de Arte Moderna, criou a figura do Jeca Tatu, caipira que se transformou em exemplo para o trabalhador nacional, através do qual o autor criticava a modernização proporcionada pelas novas técnicas de trabalho importadas dos Estados Unidos.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.

Escolha uma das alternativas.