UFU 1999

A respeito das história das lutas sociais no campo no Brasil, podemos afirmar que

I- o movimento rural mais importante nas décadas de 1950/60, documentado no filme Cabra Marcado para Morrer, foi o das Ligas Camponesas, liderado por Francisco Julião, que procurou defender os camponeses contra a expulsão da terra e a elevação dos preços dos arrendamentos.

II- a Lei de Terras de 1850 regularizou o regime da propriedade de terras, dividindo-as em particulares e públicas, proibiu sua aquisição pela compra e regulamentou as posses e as doações da Coroa, favorecendo a multiplicação de pequenas propriedades e limitando a expansão do poder dos latifundiários.

III- na década de 1980, surgiu e se desenvolveu o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais SemTerra, que promoveu passeatas, caminhadas, ocupações de fazendas improdutivas e áreas do governo, na tentativa de agilizar as desapropriações e os assentamentos para suas famílias.

IV- entre as vítimas da violência no campo, que se tornaram símbolo da luta pela terra e pela defesa da natureza, figuram os 19 mortos na chacina de Eldorado dos Carajás e Chico Mendes, líder seringueiro, que lutou contra a devastação da floresta Amazônica.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.

Escolha uma das alternativas.