UFU 2000

A respeito dos acontecimentos que marcaram os anos 80 no Brasil, neste século, podemos afirmar que

I- a mobilização popular na campanha pelas eleições para presidente, em defesa da emenda constitucional das diretas-já, entre o final de 1983 e o início de 1984, apesar de levar às ruas e praças do país milhões de pessoas na luta contra a ditadura militar, foi derrotada pelo Congresso Nacional naquele mesmo ano.

II- o Rap e o Funk foram movimentos musicais que ganharam expressão naquele momento, conquistando a juventude pobre, suburbana e favelada das grandes cidades e denunciando a violência do cotidiano desses segmentos marginalizados.

III- a década de 80 foi considerada a "década do milagre", pois os planos econômicos conseguiram controlar a inflação, melhorar a distribuição de renda e, conseqüentemente, diminuir o número de greves dos trabalhadores dos setores público e privado.

IV- a Constituição de 1988, entre os vários avanços conquistados na área social, criou mecanismos para garantir o direito de greve dos trabalhadores, tal como ocorreu na greve dos metalúrgicos de Volta Redonda naquele ano, resolvida de forma negociada e pacífica pelo governo.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.