Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFU 2000

Identifique, nas afirmativas abaixo, aquelas que caracterizam o período da história brasileira conhecido como "Era Vargas" (1930-1945).

I- Na literatura, a tendência regionalista se preocupava com a realidade social, enquanto, nos meios de comunicação de massa, o governo estimulava sua própria propaganda e censurava o rádio, os jornais, o cinema e o teatro.

II- A chamada "questão social", que na Primeira República era "caso de polícia", foi resolvida por Vargas através da legislação trabalhista, que democratizou as relações capital-trabalho e garantiu ao trabalhador o direito de greve e ampla liberdade de organização e manifestação sindical.

III- A política governamental getulista, beneficiando os trabalhadores e a classe média baixa, provocou a oposição da burguesia industrial e agro-exportadora, que se aliou às oligarquias latifundiárias na luta contra Vargas.

IV- Os principais grupos de oposição  comunistas, socialistas, sindicalistas  organizaram a ANL (Aliança Nacional Libertadora), promovendo greves e manifestações contra o regime getulista e as tendências fascistas da Ação Integralista Brasileira.

Assinale a alternativa correta.
 

Escolha uma das alternativas.