Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFU 2000

Nas comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, apesar do clima de celebração criado pelo governo e pela grande imprensa, houve manifestações de movimentos e grupos sociais que imprimiram outras reflexões e imagens à História do Brasil. Entre estas outras versões dos 500 anos, podemos incluir:

I- o Brasil vive uma democracia racial, evidenciada pelo equilíbrio entre negros e brancos quanto à participação na política e nas vagas escolares, pela diminuição da violência policial e pela formação de uma identidade étnica, vislumbrada na formação e no sucesso de grupos musicais e na promoção social através do futebol.

II- politicamente, a maioria destes anos foi marcada por regimes excludentes e autoritários, se levarmos em conta o longo período monárquico, as ditaduras militares e, mesmo em governos eleitos, a cultura do privilégio, a impunidade, a corrupção e o uso de "medidas provisórias".

III- além da intolerância étnica e das freqüentes denúncias de exploração do trabalho infantil e de trabalho semi-escravo, ainda é marcante a violência física e moral contra a mulher, com níveis alarmantes de agressões, estupros, assédios e imagens sexistas de revistas e programas de TV.

IV- o fortalecimento da FUNAI no interior do governo tem garantido o respeito à demarcação das terras indígenas e às suas diferenças culturais, bem como a reserva, para os índios, de vagas em escolas e universidades, o que tem promovido a sua integração à sociedade brasileira.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login