UFU 2000

O Brasil vive atualmente uma crise no campo energético, advinda principalmente de dois fatores: o nível insuficiente dos reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas e o aumento do consumo provocado pelo ritmo mais forte da atividade econômica nos diferentes setores produtivos. Em abril deste ano de 2000, o país bateu recorde histórico no consumo de energia elétrica, deixando o sistema energético próximo do limite de segurança e exigindo dos governos soluções para evitar o colapso e o desabastecimento. Dentre as principais medidas e alternativas para reduzir os riscos da escassez de energia, figuram:

I- o estímulo ao uso de fontes primárias de calor para a geração de eletricidade em projetos de termelétricas, a exemplo do gás natural que vem sendo importado da Bolívia.

II- a importação de novas cotas de energia elétrica dos países da América do Sul, como a Argentina, o Paraguai e a Venezuela.

III- a possibilidade de ampliação da capacidade de produção das centrais hidrelétricas brasileiras através de incentivos à entrada de capital privado no setor.

IV- a priorização dos investimentos para a construção de novas usinas hidrelétricas de grande porte, como a de Itaipu, no Rio Paraná.

V- o incentivo ao aproveitamento de resíduos em usinas térmicas que usam bagaço de cana como combustível, tal como as usinas de álcool e açúcar do interior do Estado de São Paulo.

Está correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma das alternativas.