Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UFU 2000

O Brasil vive atualmente uma crise no campo energético, advinda principalmente de dois fatores: o nível insuficiente dos reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas e o aumento do consumo provocado pelo ritmo mais forte da atividade econômica nos diferentes setores produtivos. Em abril deste ano de 2000, o país bateu recorde histórico no consumo de energia elétrica, deixando o sistema energético próximo do limite de segurança e exigindo dos governos soluções para evitar o colapso e o desabastecimento. Dentre as principais medidas e alternativas para reduzir os riscos da escassez de energia, figuram:

I- o estímulo ao uso de fontes primárias de calor para a geração de eletricidade em projetos de termelétricas, a exemplo do gás natural que vem sendo importado da Bolívia.

II- a importação de novas cotas de energia elétrica dos países da América do Sul, como a Argentina, o Paraguai e a Venezuela.

III- a possibilidade de ampliação da capacidade de produção das centrais hidrelétricas brasileiras através de incentivos à entrada de capital privado no setor.

IV- a priorização dos investimentos para a construção de novas usinas hidrelétricas de grande porte, como a de Itaipu, no Rio Paraná.

V- o incentivo ao aproveitamento de resíduos em usinas térmicas que usam bagaço de cana como combustível, tal como as usinas de álcool e açúcar do interior do Estado de São Paulo.

Está correto apenas o que se afirma em:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login