UFU 2001

Leia com atenção os slogans.


“Pra frente Brasil”
“Ninguém segura este país”
“Até 1964 o Brasil era o país do futuro: agora o futuro chegou”
“Brasil, ame-o ou deixe-o”.

As alternativas, abaixo, propõem uma leitura destes slogans, relacionando-os às questões políticas, econômicas e sociais do período da ditadura militar do governo Médici.

I) A política de nacionalização da economia aumentou o ritmo da industrialização e da geração de empregos, elevando os salários dos trabalhadores urbanos e rurais e justificando, portanto, a noção de que o Brasil caminhava “pra frente”.

II) Enquanto o discurso oficial aproveitava conquistas esportivas, como o tricampeonato mundial de futebol, para criar um clima de euforia e ufanismo, na base do “ninguém segura este país”, a repressão perseguiu e a censura calou as forças de oposição ao governo militar.

III) O sentimento compartilhado pela população brasileira de que “o futuro chegou” era respaldado pelo chamado “milagre econômico”, que produziu uma distribuição de renda mais eqüitativa, criando as condições para a ampliação do consumo de bens duráveis, eletrodomésticos, acesso à educação e à aquisição da casa própria.

IV) O slogan“Brasil, ame-o ou deixe-o”, profundamente intolerante, expressava a idéia veiculada pelo discurso oficial de que opor-se ao governo, por qualquer meio, era um ato contrário aos interesses legítimos da nação brasileira, que buscava a paz, a harmonia e a ordem social, asseguradas pelos governos militares.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.