Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFU 2001

Leia com atenção os slogans.


“Pra frente Brasil”
“Ninguém segura este país”
“Até 1964 o Brasil era o país do futuro: agora o futuro chegou”
“Brasil, ame-o ou deixe-o”.

As alternativas, abaixo, propõem uma leitura destes slogans, relacionando-os às questões políticas, econômicas e sociais do período da ditadura militar do governo Médici.

I) A política de nacionalização da economia aumentou o ritmo da industrialização e da geração de empregos, elevando os salários dos trabalhadores urbanos e rurais e justificando, portanto, a noção de que o Brasil caminhava “pra frente”.

II) Enquanto o discurso oficial aproveitava conquistas esportivas, como o tricampeonato mundial de futebol, para criar um clima de euforia e ufanismo, na base do “ninguém segura este país”, a repressão perseguiu e a censura calou as forças de oposição ao governo militar.

III) O sentimento compartilhado pela população brasileira de que “o futuro chegou” era respaldado pelo chamado “milagre econômico”, que produziu uma distribuição de renda mais eqüitativa, criando as condições para a ampliação do consumo de bens duráveis, eletrodomésticos, acesso à educação e à aquisição da casa própria.

IV) O slogan“Brasil, ame-o ou deixe-o”, profundamente intolerante, expressava a idéia veiculada pelo discurso oficial de que opor-se ao governo, por qualquer meio, era um ato contrário aos interesses legítimos da nação brasileira, que buscava a paz, a harmonia e a ordem social, asseguradas pelos governos militares.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login