UFU 2002

A respeito dos processos de colonização implantados na América e das diferentes formas de dominação dos ameríndios, utilizadas pelos europeus, podemos afirmar que

I - nas regiões do México e do Peru, os ameríndios foram incorporados ao projeto colonizador espanhol como pagadores de tributos e fornecedores de mão-de-obra para atividades econômicas, como mineração, transportes e agricultura.

II - no Brasil, a mão-de-obra dos ameríndios escravizados, essencial para a implantação dos engenhos de açúcar no Nordeste, continuou sendo utilizada pelos portugueses nas capitanias do Sul, nas regiões do Grão-Pará e Maranhão, mesmo após a introdução do trabalho escravo africano.

III - na América do Norte, os colonos ingleses recusaram o contato com os ameríndios e negaram-se a explorá-los como mão-de-obra, porque seguiam os preceitos éticos e morais da religião protestante, que pregava a liberdade, a igualdade e o respeito entre os homens.

IV - o ideal de “missão civilizadora” foi a ideologia comum aos diversos projetos de colonização da América. De acordo com esta ideologia, os europeus tinham a “missão” de civilizar os povos ameríndios, levando-lhes os benefícios do progresso material e cultural e integrando-os ao mercado capitalista.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

Escolha uma das alternativas.