UFU 2002

Os itens, a seguir, abordam os processos de descolonização no século XX, destacando as resistências dos povos africanos, asiáticos e árabes ao imperialismo europeu.

I - O que os imperialistas europeus identificaram como defeitos inatos destes povos como, por exemplo, a preguiça, as faltas constantes ao trabalho e ainda uma ausência de ambição podem ser vistos como formas de resistência à exploração de que eram vítimas

. II - As lutas e resistências dos povos colonizados foram importantes para os processos de descolonização. Estas resistências assumiram a forma de greves, marchas de protesto, ataques violentos, mas também expressaram-se nas lutas pela preservação e revalorização de tradições locais, da língua e da história destes povos.

III - Com o imperialismo, os povos colonizados adotaram os chamados “valores ocidentais”, abandonando suas tradições. Isto explica porque a descolonização assumiu a forma de luta armada, conduzida por grupos minoritários com discursos em defesa do capitalismo ou do socialismo.

IV - A tomada de consciência dos povos submetidos ao imperialismo deve-se à polarização provocada pela Guerra Fria, que criou condições propícias para a organização de movimentos de independência. Estes movimentos passaram a lutar contra as decadentes metrópoles européias, contando com o apoio dos Estados Unidos.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.