Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFU 2002

“Os números variam, mas uma coisa é certa: este comício foi a maior manifestação já realizada em São Paulo desde a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em 1964. De acordo com os cálculos realizados pela ‘Folha’, 300 mil pessoas saíram às ruas para defender, na praça da Sé, a restauração das eleições diretas para a Presidência da República. (...).
Quem foi o herói do comício? (...) o verdadeiro herói foi (...) a multidão, as 300 mil pessoas que provaram ser possível (e desejável) fazer política com amor, garra e alegria.(...).”

Jornal Folha de S. Paulo, 26/1/1984.

O texto acima, faz referência a duas manifestações ocorridas em São Paulo, em épocas diferentes: a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em 1964, e o comício pelas eleições diretas para a Presidência da República, em janeiro de 1984. A esse respeito podemos afirmar que

I - em 1964, vivia-se no Brasil uma intensa mobilização política, envolvendo desde estudantes, trabalhadores urbanos e rurais, intelectuais e partidos políticos, até a classe média e setores das Forças Armadas. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi uma resposta conservadora à mobilização popular de apoio às reformas de base propostas por João Goulart.

II - a campanha pelas “Diretas Já” foi um movimento que envolveu amplos segmentos sociais, incluindo partidos políticos que faziam oposição ao regime militar. Através dos comícios nas principais cidades do país, o povo exigia que o Congresso restabelecesse o voto direto para a escolha do Presidente da República, demonstrando assim seu descontentamento com as regras instituídas para a transição política.

III - a Marcha de 1964, organizada pela Igreja Católica, conseguiu mobilizar a população mais pobre de São Paulo, incluindo trabalhadores e desempregados, que protestavam contra os ataques que o governo Goulart dirigia à Igreja, ameaçando a liberdade de culto no país.

IV - em 1984, com partidos políticos e sindicatos destruídos pela violência da repressão, os estudantes, intelectuais e classe média tornaram-se heróis porque, ao vencerem o medo, puderam realizar manifestações políticas espontâneas para exigirem o direito de escolher os governantes – prefeitos, governadores e presidente da república – através do voto direto.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login