Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFU 2002

Reflita sobre as ideias apresentadas no fragmento abaixo.

“A abolição da escravidão é uma necessidade da honra e da paz nacional. O escravo é na nossa sociedade uma vergonha e uma ameaça. (...) Concentrando em si nossa riqueza, a nossa pátria está em seus músculos.”

PATROCÍNIO, José do. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro, 7/08/1882. IN: DEL PRIORE, Mary e outros. Documentos de História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997, p. 61.

Sobre o movimento abolicionista no Brasil, é correto afirmar que

I - com as chamadas leis abolicionistas − Lei do Ventre Livre e Lei dos Sexagenários − a aristocracia escravocrata procurava adiar a abolição definitiva da escravidão e diminuir a força do movimento abolicionista.

II - ao vincular a existência do escravo à idéia de “vergonha e ameaça” para a sociedade, o discurso abolicionista refletia, tanto as ameaças de intervenções internacionais para por fim à escravidão, quanto o boicote que os produtos brasileiros sofriam no exterior.

III - os republicanos organizaram e lideraram o movimento abolicionista como uma estratégia de luta contra a monarquia, o que explica o abandono dos ex-escravos à própria sorte, após a Lei Áurea.

IV - o movimento abolicionista somou-se aos atos de resistência dos escravos que, individual ou coletivamente, estavam desorganizando a produção e provocando o medo entre os senhores escravocratas, inviabilizando a continuidade do próprio regime de escravidão.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login