UFU 2002

Reflita sobre as ideias apresentadas no fragmento abaixo.

“A abolição da escravidão é uma necessidade da honra e da paz nacional. O escravo é na nossa sociedade uma vergonha e uma ameaça. (...) Concentrando em si nossa riqueza, a nossa pátria está em seus músculos.”

PATROCÍNIO, José do. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro, 7/08/1882. IN: DEL PRIORE, Mary e outros. Documentos de História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1997, p. 61.

Sobre o movimento abolicionista no Brasil, é correto afirmar que

I - com as chamadas leis abolicionistas − Lei do Ventre Livre e Lei dos Sexagenários − a aristocracia escravocrata procurava adiar a abolição definitiva da escravidão e diminuir a força do movimento abolicionista.

II - ao vincular a existência do escravo à idéia de “vergonha e ameaça” para a sociedade, o discurso abolicionista refletia, tanto as ameaças de intervenções internacionais para por fim à escravidão, quanto o boicote que os produtos brasileiros sofriam no exterior.

III - os republicanos organizaram e lideraram o movimento abolicionista como uma estratégia de luta contra a monarquia, o que explica o abandono dos ex-escravos à própria sorte, após a Lei Áurea.

IV - o movimento abolicionista somou-se aos atos de resistência dos escravos que, individual ou coletivamente, estavam desorganizando a produção e provocando o medo entre os senhores escravocratas, inviabilizando a continuidade do próprio regime de escravidão.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.