UFU 2003

Considere o texto apresentado.

 

Em uma de suas colunas de opinião no jornal Folha de São Paulo de 02/05/2003, Clóvis Rossi refere-se à existência hoje de uma “hegemonia cultural e midiática das opiniões de gente do mundo financeiro”. Segundo esse jornalista, essa hegemonia do setor financeiro, não só no Brasil como no resto do mundo, leva os governos a optarem “por adotar políticas que não ofendam o poder real e, por extensão, a sua capacidade de gerar críticas virulentas à qualquer inovação. É mais fácil prejudicar ou deixar de atender assalariados e marginalizados em geral do que banqueiros, como é óbvio”.

 

Na análise sociológica marxista, o poder do dinheiro, incluindo suas projeções no plano ideológico, tem um nome: fetichismo da mercadoria.

 

Com relação ao tema abordado, atente-se para as afirmativas abaixo.

 

I - O caráter misterioso da mercadoria provém da utilidade particular que ela tem para cada indivíduo; e é, desta forma, que este avalia o próprio dinheiro.

II - O fetichismo da mercadoria oculta a verdadeira relação entre os trabalhos particulares e o trabalho total, ao apresentá-la como uma relação objetiva entre os produtos do próprio trabalho.

III - Os produtos do trabalho humano, ao serem trocados no mercado, adquirem uma realidade socialmente homogênea, distinta da sua heterogeneidade de objetos úteis, perceptíveis aos sentidos.

IV - O caráter fetichista da mercadoria nada tem a ver com a questão do valor, pois o fetichismo é uma questão de ilusão, de se levar em conta tão somente que, hoje, o dinheiro “faz a cabeça” dos indivíduos.

V - Com o fetichismo da mercadoria, dá-se uma inversão do sujeito em objeto, produzida pela alienação ou separação entre os produtores e os produtos de seus trabalhos na sociedade.

 

Assinale a ÚNICAalternativa que relaciona todas as afirmações corretas, a respeito do fetichismo da mercadoria

Escolha uma das alternativas.