Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UFU 2007

O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985, relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia. Trecho 1: anos finais da década de 1930; trecho 2: meados da década de 1940.


Trecho 1
“Àquela época, era difícil para qualquer um ingressar na escola de medicina da Universidade de Varsóvia – para uma moça ou um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara restrição extra-oficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina.”


Trecho 2
“Os guardas obrigam mais e mais pessoas a entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças gritam, homens praguejam e blasfemam, uma pessoa fica histérica. – Vamos botar essas três judias pra fora! – exclama de repente uma mulher. – Estaremos bem melhor sem elas. Uma forte reprimenda faz com que ela se cale. – Mais uma palavra – um homem mutilado diz asperamente – e quem vai ser jogada pra fora é você.”
BAUMAN, Janina. Inverno na Manhã. Uma jovem no Gueto de Varsóvia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.


Considerando a narrativa apresentada e o contexto a que se refere, assinale a alternativa correta.
 

Escolha uma das alternativas.