UFU 2011

O crescimento econômico mundial pós Segunda Guerra foi propiciado, especialmente, pelo crescimento da atividade industrial que trouxe, além do desenvolvimento, vários problemas ambientais, que comprometeram a qualidade de vida da população. Vários movimentos sociais reuniram pessoas com preocupações com o futuro do planeta diante do modelo econômico vigente e, para discutir esses problemas, grandes conferências internacionais foram organizadas.

Analise as afirmativas abaixo sobre as conferências internacionais.

I - A Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (1972), na Suécia, alertou sobre como as ações humanas estavam causando a degradação da natureza e criando graves riscos para o bem-estar e para a sobrevivência da humanidade. Dentre os resultados, foi elaborada uma Declaração de Princípios de Comportamento e Responsabilidade sobre o Meio Ambiente e um Plano de Ação, que convocava apenas os países subdesenvolvidos a propor soluções sobre os vários problemas ambientais.
II - A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), que ficou conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, teve, entre vários objetivos, examinar a situação ambiental desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento econômico vigente. Esse evento organizado pela ONU rendeu uma série de tratados e acordos de grande importância, dentre eles, A Convenção do Clima e a Convenção da Biodiversidade.
III - Em 2002, a ONU organizou mais um evento, tentando estabelecer ações globais de melhoria da qualidade de vida. O evento ficou conhecido como Rio +10, a Cúpula do Desenvolvimento Sustentado, que se realizou em Joanesburgo, África do Sul. Nesse evento, houve poucas deliberações, devido ao cenário de incertezas econômicas mundiais.
IV - A Agenda 21 é um programa de ação, que objetiva promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Trata-se de um documento consensual resultante de uma série de encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas, com o tema “Meio Ambiente e suas Relações com o Desenvolvimento”, assinado durante a Conferência de Estocolmo.

Assinale a alternativa que contém afirmações incorretas.

Escolha uma das alternativas.