UFU 2012

O grupo que mais resistiu à delimitação é o de grandes produtores de arroz. São oito fazendas que ocupam cerca de 15 mil hectares, ou aproximadamente 1% da área da Raposa Serra do Sol. Segundo o governo de Roraima, a produção dessas fazendas corresponde a 6% da economia do Estado. O líder dos fazendeiros é [...] o prefeito de Pacaraíma e dono da fazenda Depósito, a maior da região. Segundo a Funai, esses fazendeiros chegaram na região depois de 1992, época do estudo antropológico.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/a-disputa-pela-raposa-serra-do-sol/17895.htm Acesso em: junho de 2012. (fragmento).

 

Na demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e da reserva com a mesma denominação no estado de Roraima, os rizicultores fizeram grande oposição ao processo de delimitação, pelo fato de produzirem arroz nessa área desde a década de 1990.

 

No ambiente amazônico, como o que é retratado no texto, a produção agrícola, especialmente do arroz, ocorre devido a condições físico-naturais presentes no relevo

Escolha uma das alternativas.