Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFV 2003

Antes da Revolução de 1959, os cubanos sofreram com o agudo processo de concentração de renda e terra, e com o aumento do desemprego. A miséria crescia entre os trabalhadores da agricultura e os migrantes alojados nas periferias das grandes cidades. Neste período, outros fatores contribuíram para agravar a conjuntura que levou Cuba à Revolução, tais como:

 

I - o estabelecimento de acordos econômicos e militares do governo cubano com a URSS, visando à organização de uma base estratégica do socialismo na América Latina.

II - a ampliação dos investimentos externos na extração dos poucos recursos minerais, no turismo e na produção de cana que  transformou Cuba no maior produtor mundial de açúcar.

III - a diminuição da dependência cultural e do controle dos EUA, o que levou a Ilha a obter maior visibilidade junto aos países latino-americanos e simpatizantes das esquerdas nacionais.

IV - a instalação da ditadura de Fulgencio Batista, a partir de 1952, que estabeleceu um clima de Terror e repressão às oposições, o que correspondia à tensão internacional da Guerra Fria.

V - a abertura irrestrita de concessões aos capitais estadunidenses, que converteu Havana em campo de ação da Máfia americana, da exploração do jogo, do tráfico de drogas e da prostituição.

 

Assinale a alternativa que apresenta os fatores CORRETOS: 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login