UFV 2010

A mola do governo popular na revolução é ao mesmo tempo a virtudee o terror: a virtude sem a qual o terror é funesto; o terror sem o qual a virtude é impotente. O terror não é outra coisa senão a virtude pronta, severa, inflexível.

(ROBESPIERRE, Maximilien de. Sobre os princípios de moral política que devem guiar a Convenção Nacional na administração interna da República (1794) In: Discursos e relatórios na convenção. Tradução de Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. p. 149.)

 

Robespierre foi a principal liderança da fase da Revolução Francesa conhecida como “O Terror”, entre outubro de 1793 e julho de 1794. Leia as afirmativas abaixo sobre eventos e processos desse momento da Revolução Francesa:

 

I. Durante “O Terror”, a facção jacobina assumiu o poder e promoveu a perseguição e a execução em massa de indivíduos e grupos definidos como inimigos da revolução, levando milhares de pessoas à guilhotina.

 

II. A guerra externa, a resistência da nobreza e do clero, e as dificuldades de abastecimento das cidades foram fatores que deram ao Comitê de Salvação Pública justificativas para o processo de radicalização da revolução.

 

III. Liderados por Robespierre, os jacobinos estabeleceram uma ditadura revolucionária com o apoio das classes populares parisienses, os chamados sans-cullotes, promovendo o tabelamento dos preços dos cereais e do pão.

 

IV. Durante “O Terror”, o Comitê de Salvação Pública contou com amplo apoio da burguesia francesa, representada pela facção girondina, graças às suas políticas de industrialização.

 

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.