Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UFV 2010

A mola do governo popular na revolução é ao mesmo tempo a virtudee o terror: a virtude sem a qual o terror é funesto; o terror sem o qual a virtude é impotente. O terror não é outra coisa senão a virtude pronta, severa, inflexível.

(ROBESPIERRE, Maximilien de. Sobre os princípios de moral política que devem guiar a Convenção Nacional na administração interna da República (1794) In: Discursos e relatórios na convenção. Tradução de Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. p. 149.)

 

Robespierre foi a principal liderança da fase da Revolução Francesa conhecida como “O Terror”, entre outubro de 1793 e julho de 1794. Leia as afirmativas abaixo sobre eventos e processos desse momento da Revolução Francesa:

 

I. Durante “O Terror”, a facção jacobina assumiu o poder e promoveu a perseguição e a execução em massa de indivíduos e grupos definidos como inimigos da revolução, levando milhares de pessoas à guilhotina.

 

II. A guerra externa, a resistência da nobreza e do clero, e as dificuldades de abastecimento das cidades foram fatores que deram ao Comitê de Salvação Pública justificativas para o processo de radicalização da revolução.

 

III. Liderados por Robespierre, os jacobinos estabeleceram uma ditadura revolucionária com o apoio das classes populares parisienses, os chamados sans-cullotes, promovendo o tabelamento dos preços dos cereais e do pão.

 

IV. Durante “O Terror”, o Comitê de Salvação Pública contou com amplo apoio da burguesia francesa, representada pela facção girondina, graças às suas políticas de industrialização.

 

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login