Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Gramática

Listagem de exercícios

UFV 2011

Para dormir bem

Um sono tranquilo é fundamental para seu dia render mais, tornando as atividades cotidianas mais prazerosas. Veja dicas sobre o que você deve fazer e as atitudes que precisa abandonar para ter uma boa noite!

 

- Alimentar-se pelo menos duas horas antes de ir para a cama e opte por refeições leves.  Durante a noite, o metabolismo desacelera. Portanto, escolha uma refeição sem carboidratos e alimentos gordurosos, pois essas calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura. Para não sentir fome, prepare um lanche com pão integral, verduras, legumes e proteínas, como peito de frango, além de um copo de leite morno, o que ajuda a adormecer.

 

- Estabeleça horários regulares para dormir e acordar. A noite existe para o descanso e o sono completo. E o dia é próprio para as atividades de trabalho, estudo e lazer. A dica é respeitar o seu ritmo biológico. Assim, procure evitar cochilar durante o dia. A menos que se trate de criança ou idoso. Procure criar uma rotina antes do horário de dormir, desligando a TV ou outros aparelhos eletrônicos. Isso ajudará o seu corpo a entender que é hora de descansar.

 

- Mantenha o ambiente de repouso calmo, arejado, com pouca ou nenhuma luminosidade e temperatura adequada. A presença da luz inibe a melatonina, hormônio sensível à claridade e que influi na regulagem do sono. Também conserve o quarto limpo e o clima adequado, ou seja, no verão, refresque-o; no inverno, aqueça-o de modo que mantenha entre 17° e 20° C. Quando nos sentimos confortáveis em um ambiente, o corpo descansa mais facilmente.

 

- Não consuma bebidas alcoólicas ou cafeína momentos antes do repouso. Já a partir das 18 horas, não tome mais nenhum cafezinho, pois a bebida é estimulante e pode sim, afetar a sua vontade de dormir. Caso você tenha planejado uma confraternização, limite o chope ou qualquer bebida destilada para apenas uma dose, pois elas afetam a qualidade do sono. Evite também refrigerantes, principalmente aqueles à base de cola. Prefira sempre suco de frutas ou água.

 

- Evite os remédios tranquilizantes sem ter indicação médica. Pessoas que se habituaram a tomar soníferos e/ou ansiolíticos, principalmente aqueles que possuem rígido controle de vendas nas farmácias, estão entrando numa grande armadilha para conseguir um sono regular. Isso porque o uso constante desse tipo de medicamento é capaz de criar hábitos indesejáveis, uma vez que eles agem diretamente no nosso sistema nervoso central, provocando tolerância e dependência.

 

- Procure não fazer exercícios físicos antes de dormir.  Por liberar endorfina e adrenalina, a atividade física aumenta a temperatura do corpo, provocando excitação. mas isso não vale como desculpa para renunciar aos exercícios, que podem ser realizados pela manhã , durante o dia e no início da noite. Caminhar, nadar, andar de bicicleta, são praticas saudáveis e que até mesmo colaboram na arquitetura do sono correto. 

(Para dormir bem. Vivasaúde. São Paulo, n. 97, p. 78, 2001.)

 

A presença da luz inibe a melatonina, hormônio sensível à claridade e que influi na regulagem do sono.”.

 

Na passagem acima, o pronome relativo em destaque substitui a expressão:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.