Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UFV 2012

A concentração industrial mais pesada do século XIX no Brasil ficava em Minas Gerais: em meio a alguns dos antigos campos auríferos, oficinas e fundições exploravam enormes jazidas superficiais de ferro que chegava a 50% de pureza. [...] Todas essas forjas e oficinas fundiam sua matéria-prima com carvão vegetal, geralmente fabricado a partir de madeira de suas próprias matas. [...] As matas em torno dessas forjas eram, na época, quase todas de florestas secundárias, já que a floresta original fora sacrificada na busca do ouro. Pode-se dizer que tenham contido cerca de [...] 100 toneladas de madeira por hectare. No auge de meados de 1860, portanto, essas forjas exigiam o desmate de pelo menos quarenta km² por ano, ou mais de 2 mil km desde a independência até a república.

DEAN, Warren. A Ferro e fogo: a história e a devastação da mata atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 212-213.

 

O texto acima mostra que a questão ambiental acompanhou o processo de ocupação em Minas Gerais desde o século XIX até os dias atuais. Sobre a questão ambiental em Minas Gerais, assinale a afirmativa CORRETA:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login