UFV 2012

A concentração industrial mais pesada do século XIX no Brasil ficava em Minas Gerais: em meio a alguns dos antigos campos auríferos, oficinas e fundições exploravam enormes jazidas superficiais de ferro que chegava a 50% de pureza. [...] Todas essas forjas e oficinas fundiam sua matéria-prima com carvão vegetal, geralmente fabricado a partir de madeira de suas próprias matas. [...] As matas em torno dessas forjas eram, na época, quase todas de florestas secundárias, já que a floresta original fora sacrificada na busca do ouro. Pode-se dizer que tenham contido cerca de [...] 100 toneladas de madeira por hectare. No auge de meados de 1860, portanto, essas forjas exigiam o desmate de pelo menos quarenta km² por ano, ou mais de 2 mil km desde a independência até a república.

DEAN, Warren. A Ferro e fogo: a história e a devastação da mata atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 212-213.

 

O texto acima mostra que a questão ambiental acompanhou o processo de ocupação em Minas Gerais desde o século XIX até os dias atuais. Sobre a questão ambiental em Minas Gerais, assinale a afirmativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.